Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 26 de dezembro de 2009

Sérgio Caparelli

 A ÁRVORE QUE DAVA SORVETE
 
NO PÓLO NORTE
TEM ÁRVORE
QUE DÁ SORVETE.
DE MORANGO
PARA AS FILHAS DO CALANGO.
DE CHOCOLATE
PARA O CACHORRO DO ALFAIATE.
DE GROSELHA
PARA A GATA DA ADÉLIA.
E DE UVA
PARA A FILHA DA VIÚVA.
NO PÓLO NORTE
TEM ÁRVORE
QUE DÁ SORVETE.
ACREDITA?




OS SAPOS INVENTORES

Eu sou o Sapo Inácio,
inventor do saponáceo.
Sou a Sapa Tuca,
inventei a sapituca.
Eu, a Sapa Tília,
descobri a sapatilha.
Apresento-me: sapo Antão,
criador do sapatão.
- E o sapo que aí está?
- Não sou sapo, sou sabiá,
Ce sabia ou não sabiá?





VOVÔ SAPO



Vovô sapo e sua neta
Pegaram a bicicleta.

Eia! Vamos! Força! Upa!
Pula a neta na garupa.

E logo toda a família,
Perereca, rãs e jias.

Vovô sapo se concentra,
dá um pulo e logo senta
no selim da bicicleta
com um ar de grande atleta.

Na esquina está a cigarra:
-          Pedala, vovô, pedala!

Mais na frente cambaleia,
resvala em grãos de areia.

Perde o fôlego e, num arranco,
quase bate num barranco.

Atropela uma galinha,
a mãe da pata e a minha.

Lá vai ele, e não se abala,
Pedala, vovô, pedala!


AS FASES DA LUA


A LUA
ALUADA
ESTUDA
TABUADA

A LUA
LUNETA
ESTUDA
OPERECA

A LUA
DE MEL
ESTUDA
O CÉU

A LUA
LUNÁTICA
ESTUDA
GRAMÁTICA.


O MÓBILE


QUATRO PALHAÇOS
DANÇAM CONTENTES
SOLTOS NO AR
FEITOS MENINOS.

QUATRO PALHAÇOS
FRACOS. FRANZINOS
DANÇAM NUM MÓBILE
CHEIO DE SINOS

QUATRO PALHAÇOS
-JEITO LADINO-
TOCAM VIOLA
E VIOLINO.

QUATRO PALHAÇOS
E ESTÃO DORMINDO
DENTRO DOS OLHOS
DE UM MENINO.


MINHA CAMA


UM HIPOPÓTAMO NA BANHEIRA
MOLHA SEMPRE A CASA INTEIRA.

A ÁGUA CAI E SE ESPALHA
MOLHA O CHÃO E A TOALHA.

E O HIPOPÓTAMO: NEM LIGO
ESTOU LAVANDO O UMBIGO

E LAVA E NUNCA SOSSEGA,
ESFREGA, ESFREGA E ESFREGA

A ORELHA, O PEITO, O NARIZ
AS COSTAS DAS MÃOS E DIZ:

AGORA VOU DORMIR NA LAMA
POIS É LÁ A MINHA CAMA.